quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mediando

Por incrivel que parece são poucas as pessoas que se revoltam de fato com a midia. Mais raro ainda são aquelas que entendem qual o papel da midia e porque é tão perigoso deixar que as coisas permaneçam assim.


Quem já parou para pensar na quantidade de coisas que ocorrem no mundo ou mesmo em suas cidades que não são noticiadas. Você já se perguntou porque o Jornal da noite selecionou a imagem de uma criança que supostamente assassinou sua familia para ser exibida no lugar da garota de origem humilde que conseguiu vencer na vida e hoje ajuda os necessitados com cestas básicas?

Não tenho uma resposta simples para isso. Por definição se um problema é simples ou você não o entendeu direito ou não podemos considerá-lo um problema de fato. Porém, pensar sobre essa questão é um exercicio muito útil para todos. As novelas, os desenhos animados, os filmes, as reprises, os programas de auditório, as palhaçadas, os humoristas, as igrejas, os telejornais e os canais de venda são de certa forma uma síntese de primeira ordem do que é exibido na telinha da TV todos os dias.

Então poderíamos concluir que esses são os pilares do interesse publico? Tudo que ocorrer dentro do país e no mundo vai se encaixar em uma dessas grandes categorias ?. Isso de fato já é um problema, eu não vejo espaço para a divulgação do conhecimento, por exemplo, que é algo importante e tem uma participação quase nula nos canais de televisão.

Mas além dessas categorias contribuirem para uma estrutura completamente engessada ainda temos diversos outros problemas. Os telejornais por exemplo nos informam das principais noticias da cidade, estado, país ou mundo. Porém todos os dias é possível se questionar ao assistir qualquer telejornal se aquilo era o fato mais importante mesmo que ocorreu hoje.



Saber como vive o milhionário Cilano é tão importante assim? Por que? E quem arrisca sua vida todo dia para trazer alimento para os filhos dentro de casa. Por que nenhum dos milhões que compõem essa classe ganham titulo de noticia publicavel ?

Somos completamente influenciados pelo conteúdo midiático da televisão. As novelas são catequezes, os telejornais são parciais quanto a temas sérios e completamente futeis em relação ao resto, as igrejas bricam com a religiosidade de pessoas de bem e sem nenhuma piedade pisam em pessoas desesperadas e desamparadas pelo Estado e ou familiares.

Além disso, temos os jogadores de futebol, basketball, os pilotos de carros, os narradores, os apresentadores, os artístas, os politicos e cia, que recebem salários abusivos e por quê? Quem decidiu que seria assim? Qual o sentido de pagar bilhões de reais para um rapaz correr em um gramado de futebol e deixar que a saúde na Africa seja combatida por instituições de caridade que contam com a bondade de cada voluntário para ir trabalhar de graça nas condições mais desumanas do mundo.

Observamos que os valores morais e éticos podem ser facilmente subvertidos com o tempo. Ainda, não sei porque muita coisa acontece e acredito que a grande maioria também não entenda muitos desses processos. Pois, assim como todo mundo, nós também pegamos o bonde andando. Mas já chegou a hora de usar o freio de emergência, pois já estamos na beira do abismo, e acredite, não vai ser fácil parar esse trem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário